
Hummm!!! Aquela frutinha DELICIOSA de casca vermelha e branca por dentro, quando está verde, gostosa com sal, quando madura, boa sozinha!!! =D
Essa frutinha me faz lembrar minha vó Rosária, que quando avisava que traria jambo quando viesse do trabalho nós ficávamos ansiosas esperando, e quando ela chegava e eu ficava disputando com a Bia quem comia mais! Haha... Bons tempos da infância que não voltam mais (embora a infantilidade diversas vezes insista em ficar).
Pois é!! Ganhei da minha amiga Valéria um pé de jambo, e acredita que NINGUÉM aqui conhece?? Nem mesmo a Valéria, ela ganhou um e pediu outro, pra me presentear... Tadinho do jambo, desprestigiado no sertão da Bahia, mas ouvir dizer que o médico tem jambo aqui na cidade, está fazendo as mudas e dando pra espalhar por aqui... Bom sujeito, pelo ato!
Pensei em plantar na nossa fazendinha, em América Dourada, mas como a gente não pensa em ficar aqui toda a vida, vou levá-la pra onde eu, Eraldo e Giullia (??) vamos em breve: Laguna Carapã – MS. Vamos lá em agosto e vou levar minha mudinha de jambo pra plantar com minha amada sogrinha... nossa!! E como é amada! As pessoas dizem que nenhuma sogra é boa, mas um motivo pra achar que a minha é EXCLUSIVA... Não existe igual e não há jeito de não gostar da dona mocinha!
Pra quem não conhece...

No Brasil existem duas variedades de jambeiros: o jambeiro-amarelo (ou jambeiro-rosa), que é uma árvore ornamental, e o jambeiro-vermelho, que dá um fruto de casca avermelhada e polpa branca, de consistência esponjosa e sabor agradável semelhante ao da maçã.
O jambo pode ser consumido ao natural ou em conserva. Também é usado na medicina caseira, contra a dor de cabeça, catarro e tosse.
Credo, eu nunca acerto o alinhamento desses trecos...Então, se dependesse só de mim, Irecê continuaria a saber o que é jambo! Hehe... Malvada!
=] E tu?? Já comeu jambo??
às 16:08 -- Link do Texto